Páginas

Que tal história?

Que tal história?

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Utopia. Thomas Morus


LIVRO I.



O livro descreve o encontro de Thomas Morus com seu amigo Pedro Gil e um estrangeiro chamado Raphael Hitlodeu, que era marinheiro e havia viajado com Américo Vespúcio, trazendo várias histórias sobre o novo mundo.
“A Utopia” foi uma obra publicada em 1516 que constituiu uma crítica social, política e religiosa à sua época. Uma Inglaterra dominada pelo rei Henrique VIII, a qual ele demonstra grande oposição, não só como humanista, mas também num sentido peculiarmente medieval, como cristão, para quem a sociedade cristã supranacional era a realidade básica no campo social. Morus, no séc. XVI, em pleno renascimento, pintou com palavras uma sociedade perfeita em que, para ele, a sociedade ideal se assemelharia às do mundo antigo. “...todos vós conheceis a penalidade adotada pelos romanos, povo tão adiantado na ciência de governar,”


A EUROPA IMPERIAL.


A chegada de Carlos V inscreveu a península Ibérica numa Europa imperial, da qual os espanhóis tinham uma visão fragmentada. A abertura política da Espanha para a Europa antecedeu o reinado de César e a “ancorarem” imperial.
A tomada de Granada para que Fernando e Isabel se interessassem pelo cenário internacional. Os reis católicos precisavam estabelecer sua hegemonia antes de firmar sua presença na Europa. Presença que foi firmada com o alianças dinásticas e diplomacia.
As relações tumultuadas com Portugal abrandaram-se. Em 1490 Castela consolidou seu domínio sobre as Canárias, o que lhe abriu as rotas para o Novo Mundo.
Ao sul a reconquista prosseguiu. Os espanhóis atacaram o norte da África. Para alguns, a experiência africana e para outros, a passagem pelas Canárias forum um prelúdio à aventura americana.