Páginas

Que tal história?

Que tal história?

sábado, 5 de julho de 2008

O Ano Mil - Questionário.

Questionário sobre "O Ano Mil".

1)Como podemos considerar a relação do homem com o tempo sendo produto de diferentes momentos históricos?
R-A concepção cristã de tempo, que se inicia com a Criação, passa pela Encarnação e termina com o Juízo. O tempo é linear e, portanto, irreversível, mas que surgido em um contexto pagão e agrário não podia escapar a certa circularidade. O tempo medieval, mais de que linear era espiralado.
Como todo calendário é uma forma de controle social e durante a época feudal seu domínio foi exclusividade da Igreja a recusa de que o gregoriano foi objeto expressava uma resistência cultural.
O grande paradoxo do tempo na sociedade ocidental é que nela sempre se viveu, e ainda se vive, mais no passado e para o futuro de que no presente. O tempo "puro", matematizável, existe somente em teoria. Há todo um leque de rítimos determinados pelas condições materiais e psicológicas de cada sujeito, individual ou coletivo.


2)Analise as três abordagens que o autor apresenta para a questão do ano mil.
R-O autor apresenta aspectos de três formas de visão culturais diferentes do ano mil: a apresentação da visão da cultura eclesiástica. Visão que aceitava o fim dos tempos, mas adiando indefinidamente sua chegada, sem que se atrevessem a predizer uma data especifica para ele. Houve, como em todos os tempo e culturas o interesse dos poderes constituídos de elaborar e impor um calendário à sociedade. Ao medir e ordenar o tempo transforma-se um fenômeno natural em um produto cultural. Logo, o tipo de calendário adotado revela muito de uma sociedade, não apenas seus conhecimentos técnicos, mas sobretudo de sua visão do mundo.
No aspecto da cultura vulgar há o pensamento de que o fim estava próximo, o que representava uma forma de contestação dos valores sociais.
No terceiro aspecto, a visão da cultura intermediária, há a visão da proximidade eminente do fim dos tempos. Fim desejável, pois acreditavam na vinda de um período de mil anos de felicidade, em oposição a presença constante da violência, da fome da guerra e da morte que rondava a sociedade daquela época.


3)Em que medida esta obra contribui para a melhor compreensão da idade média?
R-Ao contextualizar as condições culturais e religiosas, ao fazer um relato das formas com que se lidava com o tempo e com a possibilidade da proximidade de seu fim a obra ajuda a trazer uma visão clara de como se comportava a sociedade feudal nas proximidade do ano mil.


FRANCO JR, Hilário. "O Ano Mil", Companhia das letras; São Paulo; 1999.

Nenhum comentário: